quarta-feira, 15 de maio de 2019

O pensador


   

             
                               ANAXIMANDRO 


   RESUMO

Anaximandro de Mileto (610 a.C.- 547 a.C.) foi discípulo de Tales. Assim como seu mestre, procurou compreender o princípio (arkhé) que origina toda a realidade. Porém, em suas investigações, não encontrou em nenhum elemento físico este princípio, mas no que chamou de ÁPEIRON.

Segundo Anaximandro, é a partir da transformação de cada coisa no seu contrário, isto é, da mudança entre pares de opostos da realidade, que podemos perceber que elas estão imersas em um turbilhão infinito, ilimitado, indeterminado, mas que determina e limita todos os seres. A este turbilhão original denominou ápeiron.

Para o nosso filósofo, pares de contrários são, por exemplo, quente-frio e seco-úmido. Isto quer dizer que em cada coisa somente um de cada par pode existir, não podendo, pois, coexistirem em um mesmo objeto, o quente e o frio. Por isso percebemos a ordem nesta determinação. Mas se nenhuma predomina eternamente (pois uma só existe quando a outra não está presente) é porque devem ser determinadas por algo extrínseco (fora) a elas, algo ilimitado, mas que as limita, o ápeiron (ilimitado, indefinido, indestrutível, indeterminado).
 

  INTRODUÇÃO

   Nesse trabalho iremos falar um pouco sobre quem foi Anaximandro, o que ele propôs, a origem dele e como ele foi importante para todos.    


  BIOGRAFIA 


  Segundo Anaximandro, o elemento primordial de todas as coisas era o “apeiyron” (o que não tem limite), um princípio complexo, que engloba todas as qualidades existentes no mundo. Para ele, o elemento primordial não tinha limites, nem determinação, nem forma, era indefinido, indeterminado e ilimitado, estava presente em todos os lugares, era o início, o meio e o fim. 
  Para Anaximandro, as sequências de se  criar,desenvolver e destruir eram fenômenos naturais da matéria. Segundo os estudiosos, a teoria do princípio gerador e regulador de todas as coisas, estabelecida pelo filósofo, era um princípio que lembra a ideia de Deus, em um momento em que minguem falava em Deus dessa forma.  
  Anaximandro estudou e escreveu sobre astronomia, matemática, geografia e política, pois era comum nessa época, os sábios dominarem vários campos do conhecimento, pois a natureza para os gregos era muito mais que a realidade física da terra, era a totalidade do mundo. E, sendo os conhecimentos da época relativamente limitados, era possível um único indivíduo abarcar a cultura existente.
  Anaximandro é considerado o fundador da astronomia na Grécia, pois mediu a distância entre as estrelas e o tamanho das mesmas. Acredita-se que tenha iniciado o uso do relógio solar na Grécia e que tenha desenhado um mapa do mundo conhecido da época.
  A Terra, para ele, era cilíndrica e circundada por diversas rodas cósmicas formadas por fogo. Ficava suspensa, se sustentava através do equilíbrio das diversas forças que atuam sobre ela e ocupava o centro do universo. Pensava que o mundo conhecido era somente um entre diversos outros mundos que iriam se desenvolver, evoluir e se desintegrar em um processo infinito.
  Anaximandro acreditava que o sol agia sobre a água e gerava os seres, e estes, depois se dirigiram para a terra e conforme se desenvolviam ia se tornando mais elaborados. O filósofo esteve também envolvido com a vida política de Mileto, sendo enviado como líder para uma de suas colônias. Faleceu em 546 a.C. 

   
  PRINCIPAIS INTERESSES 

Nascido na cidade de Mileto (atual Turquia) em 610 a.C., Anaximandro desenvolveu seus estudos na Escola de Mileto (ou Escola Jônica), fundada por seu mestre Tales de Mileto.Essa fase da filosofia grega é chamada de pré-socrática, posto que engloba os filósofos que viveram antes de Sócrates.
A Escola de Mileto desenvolveu temas centrados na natureza e seus principais filósofos foram Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes 
A grande questão filosófica levantada por eles girava em torno da origem e formação do universo.Além de filósofo, Anaximandro foi político e professor. Faleceu em sua cidade natal por volta de 547 a. C.


  
  IMPORTÂNCIA 

 Anaximandro de Mileto foi um dos grandes filósofos pré-socráticos da Grécia Antiga.
Discípulo do “Pai da Filosofia”, Tales de Mileto, Anaximandro procurou resolver os problemas filosóficos levantados por seu mestre.
Assim, desenvolveu diversos estudos sobre a natureza, filosofia, política, matemática, astronomia e geografia.
   

  OBRAS

 • Sobre a Natureza
 • Perímetro da Terra
 • Esfera Celeste
 • Sobre as Estrelas Filhas


  PRINCIPAIS PENSAMENTOS 

 Seguindo os passos de Tales de Mileto, Anaximandro tentou desvendar o mistério sobre o princípio único e primordial da vida, que para seu mestre, era a água.

 FRASES 

• “O ilimitado é eterno, imortal e indissolúvel.”
• “O ilimitado não tem princípio, pois, nesse caso, seria limitado.”
• “Nosso mundo é um dos muitos mundos que surgem de alguma coisa e se dissolvem no infinito.”
• “Todos os seres derivam de outros seres mais antigos por transformações sucessivas.”
• “As estrelas são porções comprimidas de ar, com a forma de rodas cheias de fogo, e emitem chamas a partir de pequenas aberturas.”
• “O Sol é um círculo vinte e oito vezes maior que a Terra; é como uma roda de carruagem, cujo aro é côncavo e cheio de fogo, que brilha em certos porntos de abertura como os bicos dos foles.”



 CONCLUSÃO

Tales de Mileto, seu antecedente, dizia que a origem de todas as coisas era a água, mas Anaximandro de Mileto deu a sua versão de que não podia a água ser o princípio de todas as coisas, pois era um elemento derivado, ou seja, para que haja água é preciso que se originem os átomos para constituí-la, então quem se originou primeiro não foram à água e sim os átomos. Com isso Anaximandro deduziu que não foi à água o princípio originário de todas as coisas e sim o ar de acordo com o seu pensamento filosófico.


  ANEXOS :

  IMAGEM DE ANAXIMANDRO   


MAPA-MUNDI DE ANAXIMANDRO 



                                  ANAXIMANDRO


                                 ANAXIMANDRO 



 Vídeo sobre ANAXIMANDRO 

Vida de ANAXIMANDRO 

NOME: Carlos Henrique Simões, Daniel Chagas, Wendlley Pimentel

SÉRIE: 1°ELÉTRICA
TURMA: C

1 comentário:

O pensador

                                                  ANAXIMANDRO      RESUMO Anaximandro de Mileto (610 a.C.- 547 a.C.) foi discípu...